Design, qualidade e inovação sempre foram os pilares que marcaram a trajetória da Deca desde o seu início em 1947. Esses conceitos distintivos moldaram a empresa, tornando-a a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, líder no mercado brasileiro e exportadora para os quatro continentes.
Em 1947, a Artefatos de Metal Deca foi fundada por Olavo Egydio Setúbal e Renato Refinetti, sendo a primeira empresa brasileira a utilizar o sistema de fundição sob pressão, conhecido como Die Casting.
No ano de 1952, a Deca adquiriu a Metalúrgica Taiar, ampliando sua produção para registros de gaveta e globo de bronze, além de iniciar a fabricação em pequena escala de válvulas de descarga.
A expansão continuou em 1956 com a incorporação da Metalúrgica Enka, especializada na fabricação de torneiras, misturadores e chuveiros, diversificando ainda mais o portfólio da empresa.
O ano de 1964 marcou o início da produção da Linha Italiana, que se tornou a campeã de vendas e consolidou a liderança de mercado da Deca. Em 1967, a Deca incorporou a Válvula Hydra, sucessora da Metalúrgica Mar, que detinha 90% do mercado de válvulas, fortalecendo ainda mais a posição da empresa.
Aquisições estratégicas também foram realizadas, como a compra da Vitri - Companhia Cerâmica Jundiaiense em 1968, com mais de 40 anos de experiência na produção de louças sanitárias.
A expansão continuou em 1969 com a aquisição do departamento de Válvulas Industriais da Indústria Pires Fontoura, dando origem à fabricação de registros industriais de bronze e ferro fundido, sob o nome de Válvula P.
A década de 1970 marcou a inauguração da maior e mais moderna fundição de bronze da América Latina e a entrada em operação do terceiro forno contínuo para louças em Jundiaí.
Em 1972, a Deca foi incorporada à Duratex, passando a adotar essa marca nos metais e louças sanitárias fabricados por ela.
O ano de 1979 marcou o início das operações industriais da Louças Jundiaí I, no Distrito Industrial.
Em 1981, a empresa adquiriu a fábrica Louças Sul, localizada em São Leopoldo (RS), que foi posteriormente renomeada para Louças São Leopoldo e, mais tarde, Louças Sul.
A década de 1980 viu a inauguração da nova fábrica de metais sanitários, Metais Planidil, em Jundiaí-SP, em 1989.
Na década de 1990, a Deca continuou a inovar, introduzindo os conceitos de minifábricas e células integradas de manufaturas em 1991.
Em 1994, a Minifábrica de Registros de Metais São Paulo tornou-se a primeira unidade da empresa certificada pela Norma ISO 9002.
A expansão internacional ocorreu em 1995 com a aquisição da Piazza Hermanos, a segunda maior empresa argentina do ramo de metais sanitários, rebatizada como Deca Piazza.
A década de 1990 também testemunhou a certificação ISO 9002 da unidade Louças Sul (São Leopoldo-RS) e da válvula Hydra, que se tornou a primeira válvula da América Latina a receber tal certificação. Neste período, foi implantado o serviço 0800 de atendimento ao consumidor (SAC Deca).
Em 1997, ao completar 50 anos de atividade, a marca Deca foi reconhecida por seus diferenciais, como a constante busca por inovação tecnológica e qualidade em produtos e serviços.
O ano de 1998 foi marcado pela criação do website http://www.deca.com.br e pelo lançamento da Linha Apoio Deca, dedicada a pessoas com necessidades especiais e idosos.
Em 2000, a Deca criou o Programa de Uso Racional da Água (PURA) e desenvolveu o site de e-commerce www.decanet.com.br.
A celebração dos 70 anos da marca Hydra ocorreu em 2002, destacando a longevidade e a tradição da empresa no mercado.